VOCÊ COMEÇOU A CARREIRA NA TV TUPI ,NA NOVELA ÍDOLO DE PANO,CONTE-
NOS UM POUCO COMO FOI COMEÇAR A CARREIRA NA PRIMEIRA TV DO BRASIL?
Sempre fui fã das telenovelas, desde criança. Mas entrar num estúdio para mim era quase como ir a Marte. Precisava de trabalho e Teixeira Filho me deu a oportunidade de entrar nessa novela. Era um universo completamente diferente de tudo o que tinha visto e vivido. Mas entrei com o firme propósito de aprender e nenhum lugar seria melhor do que aquele, onde trabalhavam os grandes mestres e criadores da teledramaturgia brasileira. A direção segura e experiente de Henrique Martins foi muito importante nesse processo.
SEI QUE O QUE LEVOU VOCÊ A TRABALHAR NA TV ,FOI POR PROBLEMAS FINANCEIROS NA ÉPOCA ,POIS VOCÊ ACABARA DE SER MÃE ,COM ESSA ATITUDE VOCÊ DEMOSTROU O QUE É SER MÃE DE VERDADE...FARIA TUDO DE NOVO? O QUE VOCÊ DIRIA A ESSAS MÃES QUE ABANDONAM SEUS FILHOS ,SEM FALAR QUANDO NÃO FAZEM COISAS PIORES...
Trazer uma criança ao mundo é uma responsabilidade enorme . Tem que ser resultado de uma escolha. Ter meu filho foi a atitude mais correta que tomei na minha vida. Faria tudo de novo e mais o que fosse preciso pra criar e educar André.
O que dizer a alguém que abandona um filho??? É uma situação em que todos perdem, mãe, pai, criança e a sociedade. Infelizmente acontece com certa frequência.
EM 1979 VOCÊ FOI PRA BAND ,E LA FEZ OS SEGUINTES TRABALHOS : O TODO PODEROSO,OS IMIGRANTES TERCEIRA GERAÇÃO E COLÔNIA CECÍLIA .VOCÊ PEGOU OS AUREOS TEMPOS DAS NOVELAS DA BAND, COMO ERA A CONCORRÊNCIA NAQUELA ÉPOCA POR AUDIÊCIA?
A Bandeirantes montou naquela época um grande elenco e convocou grandes diretores e autores. O Brasil vivia os ares da Abertura Política e havia esperança, de que num regime democrático, houvesse um certo equilíbrio entre as redes de tv no que se refere a audiência. Infelizmente não foi o que aconteceu.
NO ANO DE 1982 ,VOCÊ FEZ DOIS TRABALHOS NA TV CULTURA ,PIC-NIC CLASSE C E MARIA STUART, COMO VOCÊ VÊ HOJE A TV CULTURA SEM INVESTIR NOS TELES -ROMANCES E TELE TEATROS DE QUALIDADE LITERÁRIAS ?
Produzir teledramaturgia é caro . O público brasileiro gosta no trabalho feito aqui no Brasil. Gosta dos seus atores e autores, mas enquanto não houver um equilíbrio maior da audiência, fica quase proibitivo produzir aqui. Hoje a tv aberta está enfrentando a forte concorrência da internet. É preciso pensar em novos formatos sem deixar de contar estórias, que é o nosso ofício.
EM 1983 VOCÊ FOI PARA O SBT,E LA FEZ DOIS TRABALHOS DE GRANDES DESTAQUES A ACORRENTADA E PECADO DE AMOR ...PRA VOCÊ O QUE SIGNIFICOU ESTES TRABALHOS PRA SUA CARREIRA?
Era muito texto para decorar !!! Protagonizar novela mexicana é puxado. Foi um ótimo exercício e trabalhei com gente muito querida.
EM 1984 VOCÊ ESTREAVA NA GLOBO NA MINISSÉRIE A MAFIA NO BRASIL,ATÉ AI TUDO BEM , MAS, O QUE EU ACHEI ESTRANHO FOI COMO ELES PAGAVAM OS CACHES DOS ARTISTAS ,ERA DE ACORDO COM A ACEITAÇÃO DO PUBLICO COM CADA PERSONAGEM O QUE PRA TODOS NÓS HOJE É ESTRANHO EXPLIQUE PRA NÓS ISSO,E DIGA COMO FOI A ACEITAÇÃO DA SUA PERSONAGEM.
Nunca trabalhei nesse esquema que você mencionou acima. Na Globo sempre fui contratada por obra com salário registrado em carteira.
obs: no wikipedia diz assim:Seus atores recebiam caches de acordo com a aceitação de seus personagens e suas atuações, Paulo Vilhaça, como fazia o papel de um vilão que no final da minisserie sacrifica sua vida para salvar Odete (Alba Valéria), e fez uma excelente atuação, quase duplicou seu cachê nos capítulos finais, ao contrário, por exemplo, de Tony Ramos, que devido a pouca aceitação do público ao seu personagem, teve seu cachê quase anulado quando estava próximo do último capítulo.
EM FERA RADICAL E TOP MODEL NA GLOBO TAMBÉM ,VOCÊ FOI UM DOS GRANDES DESTAQUE EM AMBAS AS TRAMAS COMO FOI TRABALHAR NESSES GRANDES SUCESSOS?
Fera Radical tinha um elenco espetacular! Só pra servir de exemplo eu tinha "duas mães": Laura Cardoso e Iara Amaral. Quem fazia meu pai era
Paulo Goulart!!! Top Model não ficou atrás. E é isso o que sempre me interessou. Trabalhar com gente talentosa e amante da profissão.
EM 1990 VOCÊ FOI PRA MANCHETE E FEZ UMA NOVELA E DUAS MINISSÉRIES ,COMO FOI ESTES TRABALHOS , DESCREVA -OS POR FAVOR?
A TV Manchete trouxe uma grande esperança para a renovação da teledramaturgia . Realizou grandes novelas, apostou na temática regional e fez grandes investimentos em grandes nomes de atores, diretores e autores. Tocaia Grande , uma adaptação do romance de Jorge Amado, foi mais um desses trabalhos. A dramaturgia era da equipe chefiada por Walter George Durst e composta por Mario Teixeira , Marcos Lazarini e Duca Rachid. No início, a direção geral estava a cargo de Regis Cardos, substituído depois por Walter Avancini. Conseguiu bons índices de audiência e abriu caminho para Xica da Silvia . Eu fazia Jacinta, personagem maravilhoso, que vale a pena ser lido no livro de Jorge Amado.
Infelizmente, mais uma vez , a emissora não suportou o aperto econômico e, profissionais e público em geral, perdemos um canal que diversidade e mercado.
DE VOLTA A GLOBO EM 1991 ,VOCÊ FAZ ,FELICIDADE, ANOS REBELDES E A VIAGEM ,VOLTANDO A GLOBO SO EM 1999 PARA FAZER EM SEQUÊNCIA MAIS SEIS TRABALHOS DE DESTAQUES MAS O GRANDE PAPEL NESTA PASSAGEM FOI A DONA MOCINHA DE CHOCOLATE COM PIMENTA QUE PRA MIM FOI SEU MELHOR PAPEL NA GLOBO CONTE-NOS UM POUCO SOBRE ESSES TRABALHOS .
Fiz muitos trabalhos na TV Globo. A Viagem foi e ainda é um grande sucesso, sempre que reprisada. Trabalhar com Fagundes é sempre uma alegria, mas o papel me frustou a partir da metade da novela.
Antes de Dona Mocinha, tive a oportunidade de fazer Baronesa Bárbara Ventura em Força de um Desejo de Gilberto Braga e Alcides Nogueira. Uma novela , na minha opinião perfeita, onde fiz par com Paulo Betti, querido companheiro dos palcos e com quem já havia feito parceria em Os Imigrantes na TV Bandeirantes.
Dona Mocinha foi uma personagem queridíssima por mim e pelo público, que trazia a assinatura do talento de Walcyr Carrasco. Osmar Prado, Laura Cardoso, Mariana Ximenes, Drica de Morais, Lília Cabral, Claudio Corrêa e Castro... Um elenco muito especial com uma estória encantadora e direção primorosa de Jorge Fernando . Foi um momento de felicidade.
EM 1995 VOCÊ VOLTA AO SBT E FAZ AS NOVELAS AS PUPILAS DO SENHOR REITOR E DEPOIS OS OSSOS DO BARÃO O QUE VOCÊ TRAZ NA BAGAGEM SOBRE ESTES DOIS TRABALHOS DE ÉPOCA?
Mais uma vez uma emissora fez grandes investimentos em teledramaturgia. O elenco de Pupilas era estrelar. A produção impecável e a supervisão geral de Newton Travesso inquestionável.
Gravei muito com meu saudoso amigo Luiz Carlos Arutim e com o muito jovem Du Moscovis. Era bom gravar em São Paulo, perto de casa.
EM 1997 VOCÊ ESTRÉIA NA RECORD NA MINISSÉRIE BÍBLICA O DESAFIO DE ELIAS,COMO VOCÊ VIU A REJEIÇÃO NA ÉPOCA SOBRE AS MINISSÉRIES BÍBLICAS.
Desafio de Elias foi gravada de uma forma muito precária, mas foi um dos primeiros passos para chegarmos hoje a qualidade de Os Dez Mandamentos. É normal a desconfiança a qualquer coisa diferente, chegando até mesmo ao preconceito. Mas o tempo tem provado, uma coisa que o cinema americano já havia descoberto há muito tempo: a Bíblia conta histórias riquíssimas que proporcionam ótimos roteiros de ficção.
EM 1998 VOCÊ VOLTA A BAND E FAZ SERRAS AZUIS ,UMA NOVELA GOSTOSA E SUPER LEGAL ,SUCESSO NA ÉPOCA DE PUBLICO E CRITICA PARA A EMISSORA ,VOCÊ GOSTOU DESSE TRABALHO ,POIS EU ASSISTI E GOSTEI ...
Gostei muito! Imagina como era divertido fazer irmã de Claudia Mello, dividindo as falas. Uma falava o começo da frase é a outra completava. A novela também foi uma adaptação de um romance da literatura brasileira de autoria de Geraldo França Lima. ( vale a leitura). Elenco delicioso é muito talentoso Guarnieri, Caruso, Petrônio Gontijo, Joana Fomm, Cássio Scapin, Maria Fernanda Cândido ... E muitos outros. Vale uma consulta na internet.
UM DOS GRANDES PAPÉIS DA SUA CARREIRA FOI A NANA ,DA MINISSÉRIE JK,ONDE VOCÊ DAVA VIDA A IRMÃ DE JUSCELINO ,QUAL FOI A MAIOR SURPRESA SUA NESTE TRABALHO?
Sempre me interessei por esse período da história do Brasil e pela figura do presidente Jucelino.
Então ser convidado para o papel de Nana, me deu a oportunidade de vivenciar esse período.
Tudo foi perfeito. As locações originais em Brasília, Rio e Minas Gerais, o texto impecável de Maria Adelaide, e principalmente a convivência profissional com um dos maiores atores do Brasil e do mundo José Wilker.
SEU ULTIMO TRABALHO NA GLOBO FOI , NO LINHA DIRETA , UM TRABALHO EM QUE MOSTRAVA A TRAGÉDIA DO BATEAU MOUCHE QUE CULMINOU NA MORTE DA GRANDE IARA AMARAL,DA QUAL VOCÊ FEZ COM PRIMOR O PAPEL,QUAL SUA VISÃO SOBRE ESTE TRABALHO?
Esse não foi meu ultimo trabalho na Globo. Meu ultimo trabalho lá foi justamente a minissérie JK. Antes tinha gravado a novela Como Uma Onda.
O episódio de Linha direta contando a tragédia do Bateau Mouche e da querida Iara veio antes desses dois trabalhos, não lembro o ano.
Iara morreu no barco em dezembro. Em novembro tínhamos acabado de gravar Fera Radical, onde ela fazia minha mãe de criação. Foi minha primeira novela na Globo e Iara me ajudou muito. Com carinho, conselhos e atenção. Lembro dela feliz, pois tinha acabado de quitar a casa e lembro dela no palco fazendo Filomena Maturana. Era uma atriz e uma criatura incrível,com humildade e orgulho representei Iara naquele programa. Fiz inclusive a cena em que o barco vira e os passageiros caem na água sem dublê . Foi doído. Espero que ela tenha recebido bem essa homenagem.
EM 2006 VOCÊ VOLTA A RECORD EM BICHO DO MATO ,FAZENDO A ALZIRA ,FEZ TAMBÉM AMOR E INTRIGAS ,LOUCA FAMILIA E BELA A FEIA CONTE-NOS UM POUCO DESSES PAPÉIS .
Estou na Record há nove anos e nunca fiz um papel "burocrático" . Sempre consegui bons papéis e tenho me divertido e trabalhado bastante. Cristiane Freedman me presenteou até com uma personagem transgênero em Vidas em Jogo! Fiz José do Egito no papel de Lia, mãe dos Doze de Israel . E agora tenho a alegria de fazer Joquebede, mãe de Moisés. Tem sido um período fértil pelo qual sou muito grata.
EM 2011 VOCÊ FEZ UM DOS MELHORES TRABALHOS DA SUA CARREIRA ,EM VIDAS EM JOGO ,VOCÊ FEZ A AUGUSTA QUE NA VERDADE ERA UMA TRANSXESSUAL E QUE O FILHO NÃO SABIA . QUAL SUA VISÃO SOBRE ESTE TEMA E SEU PAPEL PARA A SOCIEDADE?
Infelizmente ainda há assuntos que não são tratados abertamente. E a questão da Auguta é um deles. Então fiquei orgulhosa de poder encarnar uma transexual. Contar as dores e o sofrimento de tantas pessoas que vivem essa realidade. Achei importante deixar claro que não é uma opção, mas uma condição com a qual se nasce e com a qual deveria ser possível conviver normalmente com os outros cidadãos. Todos amavam Augusta enquanto ela escondia sua identidade de gênero e muitos passaram a evitá-la quando ela assume sua condição feminina .
EM 2013 VOCÊ VEM E DA OUTRO SHOW DE INTERPRETAÇÃO COM A AMARGA LIA DE JOSÉ DO EGITO ,COMO FOI PRA VOCÊ ESTE TRABALHO E SUA PREPARAÇÃO?
Grande personagem e a oportunidade de voltar a trabalhar com Celso Frateschi, coisa que não fazia há muitos anos. Pude passar quase um mês no deserto do Atacama e mergulhar nessa linda história de Jacó. Me preparei com muito estudo, como sempre faço para todo trabalho.
PECADO MORTAL ERA A ESTRÉIA DE CARLOS LOMBARDI NA RECORD E VOCÊ GANHOU DE PRESENTE A CORREGEDORA DAS DORES, COMO FOI PRA VOCÊ FAZER UMA NOVELA AMBIENTADA NOS ANOS 70?
Anos 70 são os anos de minha juventude, então sou muito saudosa daquele tempo. Roupa, música, comportamento, todas as minhas lembranças são agradáveis, mesmo as piores...kkk
Fazer uma mulher que detém algum poder é maravilhoso.gravar naquela delegacia, rodeada de atores jovens e divertidos foi um prazer.
VOCÊ TAMBÉM FEZ A KEILA EM UM DOS EPISÓDIOS DE MILAGRES DE JESUS ,COMO FOI A EMOÇÃO DESTE TRABALHO?
Foi uma passagem rápida, numa personagem que oferecia poucas possibilidades. Foi bom reencontrar João Camargo, diretor do programa .
2015 É SEU ANO SEM DUVIDA ,POIS ESTA DANDO UM SHOW COMO JOQUEBEDE NA SUPER PRODUÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS ,COMO ESTÁ SENDO A RECEPTIVIDADE NAS RUAS COM O SUCESSO DA NOVELA ?
A novela realmente é um grande sucesso. Sucesso merecido pela alta qualidade do trabalho.
Quanto a Joquebede... Nunca poderia imaginar que teria a alegria de viver a mãe de Moisés .
É muito trabalhoso e sofrido, mas o carinho do público compensa todo o esforço. As pessoas me olham como mãe ou avó delas e me enchem de carinho. Só posso agradecer à Vivian de Oliveira, ao Alexandre Avancini e a TV Record por esta oportunidade.
VOCÊ TRABALHOU COM O ETERNO AMACIO MAZZAROPI NO FILME JECÃO ,UM FOFOQUEIRO NO CÉU , QUAL A LEMBRANÇA DO AMADO JECA TATU PRA VOCÊ?
Nossa ! Isso foi em outra encarnação ...kkkk...pelo que me lembro ele era um homem muito fechado, mas que sabia exatamente o que queria e como queria. Me lembro que ele pediu que eu levasse cinco trocas de roupa para o filme...portanto meu figurino é criação minha hahaha...
Fora isso, claro que me orgulho muito de ter trabalhado com esse gênio, que entendeu e traduziu como ninguém a alma do homem do campo brasileiro.
BOM SÃO MAIS DE 40 ANOS DE CARREIRA ENTÃO FAÇA UMA REFLEXÃO SOBRE SUA CARREIRA...
Não é fácil refletir sobre minha caminhada. Aliás , responder suas perguntas foi quase angustiante, pois me obrigou a olhar pra trás , coisa que não gosto muito. Sou neta de imigrantes que vieram trabalhar. E trabalharam muito. Essa foi a herança que recebi : a responsabilidade e o amor pelo trabalho.O orgulho do ofício ! Tenho a sorte, destinada a poucos, de viver do que amo. Então cada nova novela, cada novo espetáculo, é tratado por mim com muito empenho e gratidão.
RECORD PRA VOCÊ É...
Um lugar que me acolheu com respeito e onde trabalho feliz.
DENISE DEL VECCHIO POR DENISE DEL VECCHIO?
Mulher, mãe , avó,atriz.
PLANOS PARA O FUTURO?
Preciso descansar.
DEIXE UM RECADO PARA OS SEUS FÃS QUE SABEMOS SÃO MUITOS ...
Só posso agradecer aqueles que me acompanham a tantos anos e que continuam me incentivando . Agradeço também aos muitos jovens , com os quais tenho me encontrado, principalmente nas redes sociais , e que gostam do meu trabalho, pedem conselhos e me divertem com seus comentários. Meu trabalho é totalmente dedicado a você e a vocês...
OBRIGADA DENISE DEL VECCHIO POR ACREDITAR EM MIM E NO MEU BLOG É FEITO POR F~E NÃO JORNALISTAS POR ISSO É SIMPLES MAS TENHO CERTESA QUE VOCÊ TERA PRAZER EM INDICAR AO SEUS AMIGOS ...E SE PRECISAR DIVULGAR ALGUM TRABALHO FIQUE A VONTADE POIS VOCÊ JA FAZ PARTE DO BLOG ...BJUS DO AMIGO DUDAPIMENTANEWS
Que saudades dessa entrevista...
ResponderExcluir