COM VOCÊS:
INGRA LIBERATO...DIVA CAMALEÕNICA ...ETERNA SONINHA38...
pn: Você estreou no cinema aos 7 anos de idade , fazendo o papel de uma sereia no curta EMENTARIOde 1973 , dirigido pelo seu pai CHICO LIBERATO e roteirizado pela sua mãe a alba liberato , como foi estreiar na carreira artistica tendo como mestres seus pais ?
Eu era muito pequena e já acompanhava meu pai nos salões de artes plásticas. Ele é artista plástico além de cineasta. A criação e produção artística sempre fizeram parte da minha vida da forma mais natural possível.
pn: Seu primeiro trabalho na tv foi na globo em 1989,fazendo a tonha jovem na novela tieta como foi trabalhar nesta novela e qual a esperiêcia que você traz na bagagem até hoje sobre este trabalho?
Ai já foi diferente. Depois de participar de alguns filmes quando era pequena, decidi dançar. Dancei até os 17 anos e fiz a Faculdade de Dança na Bahia. Quando eu vim pro Rio com 20 anos, comecei a trabalhar dançando em teatro e figuração de dança em novela. Fiz uma novela chamada "Bambolê" e o Wolf Maya me dava umas falas de vez em quando. Achei que deveria me aprimorar na atuação e comecei a fazer teatro. Fiquei no teatro por dois anos e então a Globo me chamou pra fazer uma oficina. Luiz Fernando Carvalho me viu e me chamou pra fazer "Tiêta". No mesmo ano fiz teste pra "Pantanal" na extinta Manchete.
pn: Em 1990 você atuou na globo e na manchete em varios papeis mas , seu trabalho de maior destaque neste ano foi em ANA RAIO E ZE TROVÃO , sua primeira protagonista ,conte-nos um pouco dessa experiência ?
Pois é, pouca gente sabe, mas quando a Manchete me contratou pra fazer " Pantanal", "Tiêta" ainda estava no ar. A Globo não tinha me contratado, por isso teve que pedir autorização pra eu gravar cenas de flashback. A Manchete me liberou tranqüilamente, mas eu estava nas novelas inéditas das duas emissoras. Isso foi um fato curioso.
Depois da minha participação em "Pantanal" fiz a minissérie "O Canto da Sereia" que fez muito sucesso também. Era lindo, mágico, toda rodada em Fernando de Noronha. Tem muitos vídeos no YouTube. Aí veio "A História de Ana Raio e Zé Trovão" que foi um argumento criado por mim e pelo Jayme Monjardim.
Foi uma experiência única pra todos que participaram. Um ano gravando pelo Brasil sem nenhuma cena de estúdio! Era cinema, teatro, tudo junto. Equipe de primeira, elenco apaixonado. Ninguem nunca mais vai fazer uma loucura dessa de novo.
pn: De 1994 a 1997 voc^trabalhopu na globo , em novelas como por exemplo:quatro por quatro e outras , e tambem minisseries, como decademcia ,como foi essa passagem pela globo?
É que depois de "Ana Raio e Zé Trovão" eu me apaixonei por cavalos e resolvi junto com o Jayme, criar Lusitanos. Fomos morar em São Paulo, ele começou a dirigir comerciais e eu parei de atuar. Me dediquei totalmente ao estudo e criação dos cavalos. Por quatro anos fui uma criadora com conhecimento e participação intensa nesse universo. Mas aí minha necessidade de atuar gritou. Vim ao Rio e falei com Paulo Ubiratan que queria trabalhar. Ele me chamou para algumas participações especiais e depois o Carlos Manga me chamou pra fazer "Decadência" que me trouxe de volta ao mercado.
.jpg) 
.jpg) pn: Em 1999 você entra pra record e faz um dos melhores papeis da sua carreira , a inesquecivel SONINHA 38 uma vilã multifacetada em que ao mesmo tempo era má , tinha no olhar a doçura de uma garotinha que apenas estava se defendendo dos medos que tinha por ter uma infancia dificil ; como foi fazer esta personagem que aos poucos o publico ficou tão fã a ponto de ela se destacar mais que a mocinha da historia, que ate hoje a SONINHA 38 é lembrada pelos fãs da novela louca paixão?
Essa foi uma das maiores surpresas da minha carreira. Na verdade eu estava sem contrato com tv pra fazer alguns longas que eu sabia que seriam importantes pra mim e foram. "Dois Córregos" de Carlos Reinchembach e "Eu Não Conhecia Tururu" de Florinda Bolkan. Depois disso precisava trabalhar e uma produtora independente me chamou pra fazer essa novela. A princípio eu não queria, porque sabia que seria extremamente sofrido já que gosto de mergulhar no que faço. Mas o gosto pelo desafio foi maior e eu aceitei. Foi barra pesada gravar em presidio desativado e viver uma personagem tão cheia de medo e raiva, mas no final da novela o público e a crítica aplaudiram meu trabalho. Foi gratificante.
.jpg)
pn: Em 2001 você volta a globo e faz o clone , com a personagem amina , de gloria perez como é trabalhar com a gloria?
Ela é muito criativa e ama o que faz. Eu já conhecia Marrocos e já tinha experimentado o impacto dessa cultura tão diferente da nossa. Também sabia dançar a dança do ventre. Então foi só embarcar na história e me divertir. Mas depois desse trabalho dei uma parada pro meu projeto mais especial de todos: ter filho. Nasceu o Guilherme em 2003. Fiquei 11 anos morando em Porto Alegre.
pn:Em 2005 após ESCRAVA ISAURA fazer grande sucesso na retomada da record em dramaturgia , você volta a record e faz um papel de destaque em ESSAS MULHERES como Marilia Lemos , personagem que apanhava do marido ...como foi trabalhar numa novela de época em que a critica e o publico aceitou ?
A novela era muito bem feita e foi uma bela experiência. Depois disso a Record começou a produzir no Rio e como eu estava com filho pequeno, não me interessei em vir pra cá.
pn: Em 2007 você participou de uma minisserie chamada CORAÇÃO NAVEGADOR, na TVJB, conte-nos um pouco desse projeto fora das grandes emissoras ?
Na verdade essa novela tinha o título original "O Segredo" e foi produzida pela RTP de Portugal. Toda rodada no Sul com atores gaúchos e portugueses. Eu no meio...rsrs. Pra mim, foi ótimo. Estava morando em Porto Alegre e podia trabalhar perto da família. Fazia uma fazendeira que também é um universo com o qual tenho bastante familiaridade.
pn: Em 2008 você volta a record e faz OS MUTANTES CMINHOS DO CORAÇÃO, novela de TIAGO SANTIAGO como a rainha SIBILA ,como foi pra você gravar uma novela com um tema tão fantastico , e você acha que deveriamos ter mais trabalhos na tv com este estilo?
Foi só uma participação de um mês e eu achei tudo doido demais. Parece que no inicio era uma novela que fazia mais sentido, mas depois perdeu a mão. Foi uma passagem rápida demais para fazer muito julgamento.
pn: Pela ULBRATV você fez um trabalho na minisserie parada 90 conte um pouco deste projeto e nos fale sobre a Teca ?
Foi uma participação afetiva. O autor e diretor era meu amigo Mauricio Gibosky e eu aceitaria qualquer convite dele. Foram dois ou três dias de gravação e muito divertimento.
pn: Em 23011 você sai mais uma vez do eixo das grandes emissoras e faz um trabalho na RBS TV na série FORA DO AR como LEILA DIAS como foi fazer este papel ? e como era a hidtoria da série ?
Como eu disse, já estava fora do eixo morando em Porto Alegre desde 2001. Esse foi um dos últimos trabalhos feitos no Sul. Eu já estava bem entrosada na cena gaúcha e adorei ter feito. Por quatro anos produzi e atuei em teatro desenvolvendo um trabalho de clown com o diretor Néstor Monastério. Essa produção era comédia e eu estava pronta pra isso.
pn: Em 2012 voc^volta a globo, mas agora como produtora da novela A VIDA DA GENTE como foi essa experiência ?
De novo foi uma participação afetiva. A Frida Richter fazia a produção de elenco pro Jayme(Monjardim) e me convidou. Eu estava de férias com minha família em Salvador e adorei dar uma saída pra gravar. Foi no ano passado e eu já estava iniciando minha volta pro Rio.
pn:Ainda em 2012 você volta a record com contrato longo e é escalada para um papel polemico na novela BALACOBACO a CELINA FORTUNATO , conte-nos uma pouco dela ?
Há um mês tinha concluído minha mudança pro Rio depois de 11 anos fora. Foi um convite muito bem vindo. Está me dando condições de tocar alguns projetos pessoais além de estar sendo um desafio. Me apaixonei pela Celina e esse trabalho está mexendo muito comigo. No inicio era só uma mãe matriarca muito ativa, moderna e tradicional. Havia morado 6 anos em Londres com a família e adorava o marido num casamento de vinte anos. Então esse marido começou a se afastar enquanto um homem muito sedutor entrou na vida dela. De um mês pro outro um papel pequeno e sem grandes desafios se tornou um turbilhão de emoções. Traição, dor, culpa, separação, raiva, tudo muito intenso. Estou adorando e curtindo até a ultima gota de suor, de sangue e de lágrima. É dramático mesmo e está sendo muito bem escrito pelos autores de Balacobaco.

pn: No cinema você fez 12 filmes , e foi premiada varias veses por seus papeis no cinema pra você qual foi o melhor filme e o melhor premio ja ganho pelo seu trabalho ? e qual a diferença entre cinema , teatro e tv pra você ?
Amo cinema! Mas com o tempo descobri que o que me apaixona não é o veículo e sim o projeto. O longa que mais me deu credibilidade no meio, muitas críticas elogiosas e alguns prêmios foi "Dois Córregos" de Carlos Reinchembach. Mas foi com "Valsa para Bruno Stain" de Paulo Nascimento que eu ganhei o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado. Sem dúvida esse é o prêmio mais badalado e reverenciado de todos.
pn: Você morou em PORTO ALEGRE em 2002 , ficou casada com jaime monjardim por cinco anos como foi pra você ser dirigida por um dos maiores diretores da época e ao mesmo tempo ser casada com ele ?
Como disse, morei em Poa de 2001 a 2012, porque estava casada com Duca Leindecker, músico e escritor consagrado lá no Sul. Pai do meu filho Guilherme.
O Jayme foi meu primeiro marido e um grande parceiro de criação. Criamos muita coisa juntos e nos separamos com toda a admiração e respeito que sempre tivemos um pelo outro. Torço muito por ele acho a Tânia Mara o máximo. Ele tem a família linda que merece.
pn: Com o musico DUCA LEINDECKER você ficou casa por onze anos e teve seu filho GUILHERME , nestes anos todos tiveram altos e baixos como todo casal e hoje vocês ainda tem contato um com o outro?
Na verdade foram onze anos de alta voltagem de felicidade e afinidade. Nos falamos várias vezes por dia e quando vou pro Sul, fico na casa dele. Ele está no Rio mixando seu novo projeto e ontem dormiu na minha casa para estarmos juntos com o Guilherme. Somos adultos e temos um filho que amamos. Não cabe esse tipo de frescura de não se dar bem. Somos melhores amigos e seremos uma família até o fim das nossas vidas.
pn: Hoje INGRA LIBERATO esta casada , solteira , ou namorando e com quem?
Se tivesse namorando não responderia essa pergunta, mas como estou solteira e quero continuar assim, estou abrindo essa exceção. Me separei a pouco tempo e estou cheia de gás pra assumir muitos trabalhos ao mesmo tempo. Além do meu trabalho e meu filho, não tenho espaço pra mais nada. Por enquanto...
pn: Dos seus trabalhos na record qual foi o que mais te marcou e porque?
Tinha sido Soninha38 pela repercussão surpreendente de mídia e público, mas a Celina tem mexido comigo profundamente. Já está deixando suas marcas na minha alma.
pn: Uma reflexão...
Outro dia escrevi no Instagram, twitter e Facebook uma frase de um dos meus mestres:
"Nunca é alto o preço a pagar pelo privilegio de pertencer a si mesmo." Nietzsche
pn: INGRA LIBERATO POR INGRA LIBERATO ?
Seria melhor os outros responderem sobre mim, mas vou tentar. Sou apaixonada demais pela vida, por meu filho e por meu trabalho. Com tudo de bom e de ruim que isso pode significar.
pn: Record pra você é...um veículo de trabalho.
pn: planos para o futuro ...trabalhar e viver intensamente cada dia. A maturidade nos trás esse desejo de viver o agora.
Deixe um recado para seus fãs que sabemos são muitos , e devem amar ver você atuando como eu amo desde soninha 38, minha diva eterna ...
É um recadinho para todos. Fãs ou não. Conversem consigo mesmos, escutem seu coração. As vezes ele sussurra baixinho por muitos anos e a gente não escuta. É preciso prestar atenção nos nossos sonhos e desejos pra não desperdiça o maior presente de todos: a vida.------OBRIGADO...QUERIDA....
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E você, o que acha disso? Comente aqui para que todos os leitores, também saibam!